Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Receita: Creme de brócoli com croutons

Aqui em casa todo mundo gosta de uma sopinha ou creme. Este creme de brócoli além de fácil é muito gostoso e até minha filha, que não é muito chegada ao brócoli, gosta e repete ; ) É um prato que pode-se fazer com antecedência. Antes de servir basta esquentar e fazer os croutons, o que não leva mais de 5 minutos!



Uma vez fiz esta sopa em um aniversário, logo que me mudei para a Londres. Era uma festa grande e a sopa foi servida lá pela metade, todo mundo adorou, (deu uma acalmada em quem tinha bebido demais!) e vários pediram a receita. Foi uma das primeiras receitas que acertei quando começei a cozinhar ; )
Eu usei um brócoli médio e um pequeno, e como aqui tem esta cebolas shallots maravilhosas utilizei duas pois são pequenas. No brasil usaria uma cebola normal, média ; )

Como o brócoli não produz um creme com a sopa de batata, clique aqui, ou a sopa de abóbora, clique aqui, temos que adicionar o leite e um pouco de farinha para engrossar. No final, um pouco de nata, se desejar,  na hora de servir. Fica uma delícia com croutons feitos na hora com pão de sanduíche na manteiga e sal.

Creme de Brócoli, para 4 pessoas

Ingredientes:

  • 1 Brócoli grande (ou um médio e um pequeno) divididos em buquês com as folhinhas
  • 1 cebola cortada em 4 ou 6 pedaços
  • 1 colher de manteiga
  • 1 tablete da caldo Knorr de galinha
  • 2 ou 3 colheres de farinha
  • 50g de queijo tipo parmesão ralado
  • 1 litro d'água (ou até cobrir a cebola e os buquês de brócolis)
  • 1/2 litro leite
  • sal a gosto,  provar no final e adicinar se necessário (o caldo de galinha e o queijo ralado já são bem salgados, dependendo nem precisa)

Opcional
nata para servir
croutons para servir

Dá para ter uma idéia da quantidade de água por esta foto. Olha só meu fogão novo ; ) É um fogão por indução, são maravilhosos e super rápidos! Apesar de ter de me desfazer de algumas panelas queridas valeu a pena! A foto não foi mal tirada viu! Achei bonito o bafo, em cima da panela! Você pode notar que eu sou adepta de listras, olha o meu braço no reflexo, lembra d meu post sobre elas? Veja aqui!

Modo Fazer:

Em uma panela funda, colocar a cebola em pedaços e a manteiga em fogo médio. Quando a cebola começar a ficar transparente, cozida, colocar o brócoli e a água com o caldo de galinha (cortadinho ou esfarelado para dissolver mais rápido) na panela. Levantar o fogo, esperar ferver. Quando ferver baixar o fogo para médio, tampar a panela e deixar por mais ou menos 20 minutos. Vai estar pronto quando o brócoli estiver cozido e macio, no ponto para centrifugar.

Coar a sopa e reservar o caldo na panela. No liquidificador ou em um mixer triturar o brócoli cozido com a cebola e um pouquinho do caldo para fazer um creme. Retornar este creme ao caldo que ficou reservado na panela e mexer para que o creme se dissolva bem. Adicionar o leite, o parmesão ralado e a farinha* e levar ao fogo médio para alto até quase o ponto de fervura. Desligar antes de ferver.

*a melhor maneira da farinha não embolotar a sopa é colocar devagar e ir mexendo . Melhor ainda é adicionar a farinha passando em uma peneira em cima da panela e ir mexendo!

Ao servir, para quem gosta bem cremoso, adicionar uma colher de nata. Dica: para ficar bonito, pode-se fazer um movimento circular com a nata na colher para decorar com um rastro branco na parte de cima da sopa verde ; )

Olha só como os croutons ficam sequinhos e dourados...uma tentação!

Para os Croutons,

4 fatias de pão de forma (pode ser integral, eu uso um que é só metade integral!). Empilhar as fatias e cortar fora as cascas e depois  cortar em 4 em um sentido e 4 em outro sentido. Em uma frigideira grande, fogo médio, colocar uma colher de sopa rasa de manteiga , sal à gosto e o pão cortadinho. Ir mexendo e virando com uma colher de pau até eles ficarem douradinhos. Servir em uma cestinha para acompanhar a sopa. E bom adicioná-los na sopa apenas na hora de comer caso contrário eles ficarão encharcados ; (

Boa semana!

Martha


Enter your email address:


Delivered by FeedBurner




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua opinião! Seu comentário é muito importante para nós ; ) Martha & Vanessa

Share!