Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Fundação Iberê Camargo, projeto Álvaro Siza e exposição de Arte Povera

Para quem mora ou está de visita em Porto Alegre a Fundação Iberê Camargo é parada obrigatória. O prédio em si já e uma obra de arte, super premiado e projetado por um dos maiores arquitetos contemporâneos do mundo, o português Alvaro Siza.

Foto: Elvira Fortuna
A exposição que visitei " Limites sem Limites Desenhos e Traços da Arte Povera" tem curadoria do italiano Gianfranco Maraniello e inclui trabalhos de GiovanniAnselmo, Alighiero Boetti, Marisa Merz entre outros.

À esquerda Jannis Kounellis, esmalte industrial sobre tela. Direita, Mario Merz, papel preto sobre foles.
Os espelhos de Michelangelo Pistoletto e um artista convidado da abertura que resolveu nos brindar com uma performance!

Giulio Paolini, lápis sobre papel, colagem na parede.
Arte Povera foi o nome dado pelo crítico de arte Germano Celant em 1967 para uma arte sem restrições de espaço, materiais ou processos. O movimento surgiu na Itália no período de instabilidade política e econômica logo após os anos de milagre econômico pós guerra. Povera, pobre, não vem do período difícil em si, mas da maneira como materiais simples e de uso cotidiano eram usados em contra partida aos tradicionais óleo, canvas, mármore e bronze. O movimento tinha como objetivo  questionar a arte contemporânea, seus valores e o maneira pela qual galerias comercializavam a arte e os artistas.

Adoro tirar fotos das pessoas interagindo nos museus, fica tudo mais bonito e interessante! 

Giuseppe Penone, carvão sobre feltro e cristal. 
Quem estiver de passagem pela capital gaúcha não deixe de passar por lá, a exposição fica até dia 9 de Novembro. Para quem não conhece tem a coleção permanente do Iberê Camargo e sempre exposições diferentes de seu acervo.

O prédio de Siza é incrivelmente fotogênico!

Uma das vistas mais bonitas da capital, um café delicioso com vista para o rio Guaíba, Press Café; experimente o folhado de doce de leite, favorito dos gaúchos! E para quem não se contem e precisa comprar alguma coisinha, tem uma lojinha de presentes linda! Fiquei louca pelos joguinhos de madeira e sabão com animais e aves dos Pampas (presente ideal para gringos e locais).

Para saber mais sobre a fundação, o artista, exposições e endereço, clique aqui!

Um beijo, 

Martha

Nota: estive rapidamente em Porto Alegre em agosto visitando amigos e famílias. Como o tempo foi curto estou postando só agora o que vi por lá. Precisava de um tempinho extra para caprichar nos posts e fotos. Tudo isto porque tem muita coisa que fiz à convites de amigos queridos e os posts não deixam de ser uma homenagem a eles!

Enter your email address:


Delivered by FeedBurner




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua opinião! Seu comentário é muito importante para nós ; ) Martha & Vanessa

Share!