Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 10 de agosto de 2014

Receita (ALCALINA): Salada de Favas com Creme de Abacate

Aprendi esta receita no curso de culinária alcalina que fiz em Londres. Quem acompanha o blog já deve ter lido os outros posts sobre a dieta. Se não, clique nestes links,http://www.insideoutlondon.com.br/2014/07/a-dieta-alcalina.html , http://www.insideoutlondon.com.br/2014/07/receita-de-brownie-alcalino-para-comer-sem-culpa.html , para entender melhor e ter mais informações da importância de deixarmos o PH do nosso sangue levemente alcalino.
Independente ou não de ser alcalina essa salada é deliciosa e sustenta o suficiente para ser o prato principal da sua refeição. Ela é uma ótima opção para você levar de almoço no escritório.


Salada:

·         1 abacate maduro amassado com um garfo, não precisa ser amassado com perfeição, pode deixar uns pedacinhos.

·         Suco de ½ limão. Se puder use o limão siciliano (ele é mais suave).

·         1 copo de fava fresca. (A fava pode ser comprada em vagem em feiras livres e mercados, retire as favas da vagem e reserve).

·         2 talos de aspargos frescos.

·         30 g de endro ou qualquer erva aromática de sua preferência, como salsinha ou coentro.

·         1 talo de cebolinha cortado em pedaços na diagonal.

·         3 rabanetes, fatiados.

·         1 porção mais ou menos do tamanho de sua mão de rúcula hidropônica.

·         Sal rosa do Himalaia.

·         Pimenta do reino.

Molho para temperar:

·         2 colheres de sopa de azeite de oliva

·         1 colher de sopa de vinagre de maçã

·         Suco de ½ limão

·         ½ colher de sopa de xarope de agave

Para enfeitar:

·         Raspas da casca de ½ limão

·         Sumac (tempero árabe)


Preparo:

Depois de descascar e tirar o caroço do abacate, amasse grosseiramente com um garfo, esprema o suco de ½ limão sobre o abacate, misture e reserve (o limão previne o abacate de ficar escuro).

Ferva um pouco de água com 1 pitada de sal. Quando a água começar a ferver adicione os aspargos e cozinhe por 2 ou 3 minutos no máximo. Retire, coloque em água fria para parar o cozimento e corte em pedaços na vertical.  Se quiser pode usar a mesma água que cozinhou os aspargos para cozinhar as favas. Com a água fervendo coloque as favas para cozinhar por uns 5 minutos, retire e lave embaixo de água fria. Retire a película transparente e meio esbranquiçada das favas.

Em um bowl misture as favas, o endro ou sua erva aromática preferida, as folhas de rúcula hidropônica, um pouco de sal, pimenta do reino e o abacate amassado. Depois adicione os aspargos, os rabanetes fatiados e a cebolinha.

Para fazer o molho, misture todos os ingredientes em um copo e misture bem com um garfo até ficar com consistência cremosa, coloque na salada e misture um pouco para que o tempero incorpore nos ingredientes da salada.  Transfira tudo para o prato onde será servido, enfeite com as raspas da casca do limão e polvilhe o sumac.

Bom apetite!

Bjs, Vanessa






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua opinião! Seu comentário é muito importante para nós ; ) Martha & Vanessa

Share!