Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Polenta: uma receita mais saborosa

Sempre comi polenta no sul. Galeto com polenta, um clássico. Depois de ter filhos comecei a resgatar todas aquelas receitas que eu adorava (e ainda adoro!) quando criança. Adaptei e aprendi a comparar maneiras diferentes de fazer um mesmo prato; e escolher o que mais me apetece! Foi o que aconteceu com esta receita de polenta que encontrei no  livro "Hugh's Three Good Things" do inglês Hugh Fearnley-Whittingstall.

Leite, água e temperos!
A polenta que eu estava acostumada quando criança era feita apenas com água e a farinha de polenta (milho). As receitas que achei por aqui levam leite e são preparadas com temperos para deixar a mistura mais saborosa. Fazemos aqui em casa de duas maneiras: fatiada e frita ou só a cremosa com ragú ou cogumelos por cima.

Polenta

Ingredientes:

400ml de leite
400ml de água
1 folha de louro
1/2 cebola
1 galhinho de tomilho (ou 1/2 colher de chá do tomilho seco)
150g de polenta
20g de manteiga
1/4 de colher de sal 

Minhas adições à receita ; )
pimenta, veja na foto coloquei pimenta colorida!
1 ou duas colheres de sopa de queijo parmesão ralado

Modo de Fazer:

Colocar o leite e a água em uma panela com a cebola (picada ou em pedaços), a folha de louro e o tomilho, e se desejar a pimenta. Deixar até quase chegar o ponto de fervura. Tirar do fogo em seguida, e deixar esfriar por  20 minutos, para que os sabores impregnem no líquido.

Passar a mistura do leite em um coador para separar os temperos e a cebola. Colocar o líquido peneirado novamente na panela e esquentar. Deixar quase ferver e adicionar a polenta lentamente misturando rápido por 1 min ou menos (cuidado para não queimar-se, a polenta quase salta da panela, baixar um pouco o fogo). A mistura irá engrossar , não deixe que ela fique muito seca e grossa, tire do fogo quando ela estiver firme mas ainda pastosa. Ela irá engrossar mais quando esfriar! Fora do fogo adicionar a manteiga e 1/4 de colher de sal. Provar adicionar mais sal se necessário. Se quiser adicionar o parmesão agora é a hora certa!

Caso queira servir a polenta mole com ragu ou cogumelos (receita boa, clique aqui) deve ser feita na hora, caso contrário ela irá endurecer quando esfriar e não voltará ao ponto cremoso se for aquecida mais tarde.

Se desejar fritá-la coloque a polenta em um recipiente retangular de forma uniforme; aperte-a contra as paredes e o fundo do recipiente e coloque na geladeira para endurecer (em torno de 1 hora). Desenformar a polenta e cortar em fatias, espessura de 1cm ou menos. Fritar no azeite de oliva, 1 ou 2 colheres para a quantidade de polenta descrita acima.

As crianças e adultos adoram!

Bom início de semana!

Martha ; )
Enter your email address:


Delivered by FeedBurner




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua opinião! Seu comentário é muito importante para nós ; ) Martha & Vanessa

Share!