Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 14 de junho de 2014

A terceira onda do café... O que é?

Na última vez que estive no Brasil fiquei impressionada com a dificuldade de encontrar um café passado na hora em qualquer lugar que não fosse em casa! Expresso, Cappuccino, Latte, etc. Tem tudo que vem direto da máquina... Mas nada do meu café passado na hora.



Dizem que a borra do café deve descer uniforme no filtro para o cafeé ficar bom (sem furo no meio!)
Nosso querida cafeteira para filtro, compacta e fica bonita na mesa








Não que eu não goste dos cafés italianos, nada disso! Aliás tomo meu cappuccino toda manhã feito  em uma máquina semi-profissional chez moi e feito pour moi! Mas gosto de café passado também.

Por aqui a onda do café passado chegou e cada vez  mais abrem estabelecimentos oferecendo esta versão  que lembro ser tão presente nas casas brasileiras dos anos 70 e 80, passado em filtro de papel. O aroma de um café passado é inigualável e cá entre nós grande parte da degustação começa ao sentirmos o aroma do café perfumando a casa!

Meu marido foi o primeiro a bater o pé no chão que queria uma máquina italiana, La Pavonni, quando minha filha nasceu (8 anos atrás). No ano passado insistiu em comprar uma cafeteira manual! A da foto! E agora só toma café filtrado pela manhã!

Harris +Hoole: um cafeé que serve "café tipo 3a onda" é assim, legal né? 
Mas o que é a 3a Onda do Café? 

É o café degustação, onde dá-se valor à procedência do café, o tipo de grão, a forma como e onde é torrado e cultivado. Precisa saber também quem é o produtor, terra, clima, tipo vinho mesmo!

E nada melhor do que um café "passado"(filter coffee) para esta degustação. Muitos cafés de terceira onda tem incorporado em seus balcões de atendimento balanças, para pesagem da porção ideal de café e filtros que fornecem a água na temperatura ideal. Bobagem? Vá conferir você mesmo em um dos cafés que visitamos. Alguns estão um pouco fora do circuito turístico mas para quem ama ou quem produz café vale a pena ; )

Onde tomar um bom café da terceira onda em Londres?

Prufrock Coffee
23-25 Leather Ln
London EC1N 7TE
(os bolos sao feitos no proprio local e maravilhosos!)

WorkShop Coffee
27 Clerkenwell Road
EC1M 5RN

TalkHouse
275 Portobello Road
W11 1LR

Harris+Hoole
Tem em vários lugares esta se tornando uma cadeia, confira no website, link aqui.


Para entender melhor:
  • 1a onda do café: século 19 quando a cultura do café se instala nos EUA através de marcas como Folgers. Nesta época a procedência não importa tanto
  • 2a onda do café: começa nos anos 60 e se afirma ao longo dos anos 80 e 90, com a chegada em massa dos Starbucks e afins e máquinas caseiras tipo Nespresso. Aqui os grãos já são separados por qualidade e procedência
  • 3a onda do café: a partir de 2008 onde o café passa a ser degustado quase como vinho, sentindo o aroma. 

E mais:

Quem adora seguir os instagrams dos gringos cool, (Alice_Gao, minha favorita!) já deve ter percebido que os modernos amam postar fotos de café da manhã, visão de cima, mostrando o café  passando no filtro!

Meu café de domingo...para receita dos waffles, clique aqui!



E você o que prefere? Capuccino, latte, expresso ou um "cafezinho passado na hora"?

Enter your email address:


Delivered by FeedBurner










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua opinião! Seu comentário é muito importante para nós ; ) Martha & Vanessa

Share!