Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Começando a semana Low-Carb!

Depois que terminei de amamentar meu filho caçula, resolvi seguir a dieta que minhas amigas estavam fazendo na época e conseguindo resultados maravilhosos! Fiz a dieta Dukan por 3 meses em 2009, corretamente e até hoje troco meu pão da manhã pela panqueca Dukan, para receita clique aqui. Religiosamente reservo 1 dia na semana para comer apenas proteínas. Quando exagero no final de semana tambeém compenso com pratos Low-Carb nos outros dias da semana.

O meu preferido atual é o da foto!

Fotos: Martha Chagas Felix


Omelete finíssimo com Cogumelos da estação e Tomatinhos Vintage
(porção 1 pessoa)
Vou colocar  na ordem de preparo. Melhor preparar primeiro a parte da salada, que eé servida na temperatura ambiente e deixar para fazer  o omelete quando os cogumelos estiverem quase prontos. O omelete não leva nem 2 minutos, pois como é fininho fica pronto muito rápido.

1. Para a saladinha de tomatinhos
Aqui em Londres esta muito na moda os "tomates vintage" que nada mais são que tomates de 3 à 4 tonalidades: verdes(mais são maduros e uma delícia), laranja, vermelhos e roxos!
No Brasil não sei se chegou esta moda gastronômica, me contem! Mas pode-se fazer com tomate tipo cereja.

6 à 8 tomatinhos cereja cortados pela metade longitudinal
manjericão ou estragão (acho o último mais original, já cansei de salada Caprese...você também?)

Mollho
1/2 colher de azeite de oliva
1 "splash" de azeite balsâmico
1 splash de limão
1 pitada de sal

Mexer bem os ingredientes do molho vigorosamente para juntar e misturar bem os azeites, vai ficar com aspecto cremoso e opaco. Obs: Botar o molho só na hora de servir! Senão fica tudo muito aguado.

2. Para os cogumelos

1 porção de 6 a 8 cogumelos (o que tiver na feira) 
sal a gosto
estragão fresco ou outra erva fresca a seu gosto
azeite de oliva (pouco afinal é para compensar o weekend!)

Lavar os cogumelos, retirar a parte velha/seca do talo. Cortar em fatias finas e reservar. Em uma frigideira aquecer o azeite de oliva e espalhar as fatias de cogumelos. Para que eles fiquem queimadinhos evite colocar uns em cima dos outros. Eu faço 2 levas pois gosto que eles cozinhem mais torradinhos. Se colocar todos juntos vai sair muita água(que nao iraá evaporar) e eles vão cozinhar na fervura desta agua e não irão dourar!

Quando estiverem prontos temperar com lascas de sal marinho e ervas frescas (eu amo colocar estragão, dá um gosto diferente e suave)

3. Para o Omelete:
1 ovo
1 clara
sal e pimenta a gosto
ervas frescas picadinhas: salsinha, cebolinha francesa, orégano, o que tiver!
opcional: 1 colherrasa de queijo tipo parmesão ralado, ou outro queijo duro amarelo com baixo teor de gordura (ex. Emmental)

Bater o ovo com a clara e temperos. Em uma frigideira untada com azeite de oliva derramar o mistura  e ir virando a frigideira até que a mistura cubra todo seu fundo. Com um garfo com as pontas para cima ir levemente fazendo círculos para evitar a formação de bolhas no omelete. Caso opte por incluir o queijo com uma colher se sopa espalhar sobre omelete quando estiver quase pronta. Cuidado para não deixar muito seco quando ainda esta um pouquinho molhado eu fecho o omelete no meio, pois o omelete  continua cozinhado um pouco mais mesmo depois de retirado da panela.

Montar o prato conforme a foto ou ao seu gosto! Prato bonito satisfaz muito mais! Você não acha?

Beijos e boa semana,

Martha


Enter your email address:


Delivered by FeedBurner




2 comentários:

  1. Quero começar essa dieta mas é dificil pensar no cardápio.. será que comprar o livro de Receitas Dukan ajuda pra quem tá por aqui pelo Brasil? Quero perder pouquinho, mas não quero encontrar esses quilinhos novamente, rss
    Bjos. Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Oi Tatiana! Esta dieta é muito boa, sofrida no começo mas funciona mesmo. O site www.dietadukan.com.br é um bom começo. Ali voceê podera calcular o quanto tem que perder e a duraçao de cada fase. Nao comprei o livro de receitas, mas como cozinho sabia misturar as coisas e fazer pratos diferentes. Na verdade cozinhava para a familia na hora de me servir só tirava o carboidrato. Os dias especiais sao os de proteina only, ai sim tem que ser um pouco mais criativa! Mas nao deixe de ler o livro da dieta, é importante saber como ela funciona e o seu impacto no corpo e metabolismo! Um beijo, Martha

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua opinião! Seu comentário é muito importante para nós ; ) Martha & Vanessa

Share!