Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 30 de maio de 2014

As portas coloridas de Londres!

Comecei a fotografar as portas de Londres na primavera quando documentava as flores de Abril, para o post "Venha para Londres na Primavera". Perdeu? Clique aqui!

As portas coloridas das casas sempre me chamaram a atenção e ao longo dos anos as cores e acabamentos foram mudando, tendência mesmo! Quando cheguei à Londres, há mais de uma década, as portas eram quase todas em tons sóbrios e com pintura brilhante: pretas, azuis ou vermelhas escuras, verde musgo ou bordô*. Hoje em dia o que é considerado "smart" na cidade são as cores escandinavas (toda uma paleta de azuis e verdes claros com fundo bege ou cinza). Difícil de explicar... Melhor ver!

*" see a red door and I want it painted black..." Depois deste post quem não conhece Londres pode colocar a música dos Stones no contexto da cidade rsrsrs Para quem quiser relembrar a música, video no final do post ; )

As portas com as cores da paleta Escandinava


















As portas com as cores sóbrias do Século XX






Engraçado, tirei esta foto pois me espantei ao ver uma porta branca, raro por Londres porta da frente ser branca!












Para escrever o post achei melhor dar uma pesquisada e saber se há alguma razão especial para a importância e tempo dedicado à escolha da cor da porta.  Achei que teria alguma razão histórica ou algo parecido.

Na faculdade de Arquitetura lembro que um dos meus primeiros trabalhos foi o estudo de 8 casas geminadas na minha cidade. Casas da década de 30 que eu conhecia muito bem pois passava muitos finais de semana em uma delas, na minha amiga de infância Mariana Martins Costa. Lembro que na época entrevistei a proprietária das casas da Barão de Santo Angelo, em Porto Alegre. Ela me confidenciou que a razão pela qual as casas tinham pórticos e sacadas diferentes uma das outras: seu pai ao construí-las pensou nos moradores chegando bêbados depois do trabalho,  errando a casa e criando confusão! Ele não queria incomodação com os inquilinos! No meu inconsciente achei que a razão das portas de Londres serem coloridas tinha a mesma origem! Parece que não estava tão errada já que fiquei sabendo que em Dublin as portas eram pintadas para evitar este tipo de confusão quando seus moradores chegassem dos pubs!

Mas parece que a realidade de hoje não é tão pitoresca! Como já era de se esperar  em uma cidade em que o setor imobiliário é tão inflacionado, a principal razão é a valorização da propriedade frente aos olhos de um comprador em potencial. A porta da casa é a primeira impressão. Olhamos para ela e imaginamos, fantasiamos, o que esta por trás! É a imagem que fica na memória de um comprador.

Segundo um estudo citado no Telegraph, um comprador demora 8 segundos para considerar ou descartar uma casa na hora da compra. Com certeza alguns desses poucos segundos serão gastos em frente à porta!

Eu já escolhi a cor da minha porta preferida... E você fica com qual?

Martha ; )





Enter your email address: Delivered by FeedBurner


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua opinião! Seu comentário é muito importante para nós ; ) Martha & Vanessa

Share!