Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 24 de abril de 2014

O que fazer com tanto chocolate da Páscoa?

Todos os anos é a mesma coisa depois da Páscoa a casa fica cheia de chocolates! Meus filhos não gostam muito de chocolate, mas gostam da musse! E lá vou eu achar uma receita para o gosto de todos. Como eles ganham muito chocolate ao leite, misturo os ovos e os coelhos com chocolate meio amargo, que é o pedido na maioria das receitas.

Bye bye coelhinho : (

.

Gosto de musse mais para cremosa que para airada  então procuro receitas que levam nata, além das claras em neve.

Aqui vai a nossa receita preferida, do livro que me ensinou a cozinhar: "The Cook's Book", com o passo-a-passo das técnicas profissionais adaptadas para fazer em casa. Escrito por chefs excelentes, como Ferran Adrià! Olha a dica! Vale a pena comprar o livro!

Ingredientes:
300g de chocolate meio amargo (na minha receita coloquei 2/3 de chocolate ao leite e 1/3 de meio amargo
45g de manteiga sem sal (eu não coloquei a manteiga pois como usei o chocolate ao leite não achei necessário, mas deve ser incluída a manteiga caso use-se apenas o chocolate meio amargo)
5 ovos, claras separadas das gemas
4 colheres de açúcar, rasas
240ml de nata líquida (creme de leite fresco)
1 colher de chá de essência de baunilha


Modo de fazer:
Colocar a manteiga e o chocolate em uma vasilha que possa ser esquentada, sobre um panela com água fervendo. Depois de derretido reservar, e deixar esfriar.

Aproveite a panela com agua em fervura e em uma vasilha coloque as gemas e 2 das colheres de sopa  açúcar e bata rapidamente acima do vapor para esquentar a mistura (não encoste a vasilha na água pois as gemas não podem cozinhar!) Bater as gemas e açúcar aquecido na batedeira em alta velocidade  até ficar espumoso. Misturar no chocolate derretido.

As gemas com açúcar sendo misturadas no chocolate derretido!


Em um recipiente limpo bater as claras com as duas colheres de açúcar que sobraram até ficar com picos! Misturar metade das claras em neve na mistura do chocolate até ficar homogêneo, e depois fazer o mesmo com a outra metade das claras.

A primeira metara das claras em neve com açúcar sendo misturadas no chocolate com as gemas.


Em outro recipiente, sobre gelo (eu usei as garrafas de gelar isopor) bater a nata com a essência de baunilha até ficar levemente alta e com picos. 

NOTA:Muito CUIDADO porque deste ponto até a nata ficar batida demais é muito rápido... Já aconteceu comigo e depois tive que desmanchar as bolinhas de nata que se formaram no chocolate uma a uma : (

Misturar a nata batida com o chocolate e transferir para as pratinhos ou copinhos. A musse deverá ficar na geladeira pelo menos 2 horas antes de servir.


Sugestão de decoração, gotas de chocolate, hortelã com lasca de chocolate

A musse da direita esta mais clarinha pois é de um outro dia ; ) com quantidade diferente de chocolate meio amargo

Sucesso garantido!

Até mais,

Martha ; )

Obs: Esta é uma receita de Michel Romano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua opinião! Seu comentário é muito importante para nós ; ) Martha & Vanessa

Share!