Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 2 de abril de 2014

3 Razões para conhecer Punta del Este: a diversidade de praias, seguras! (parte III)

Se nenhuma das razões anteriores foi convincente: você não quer engordar, não gosta de balada, gosta mesmo de vida natural e praia, dá uma olhada neste post!

Diversidade de praias:

Punta del Este é uma península e possui praias com ondas, onde a costa está diretamente sobre o Oceano Atlântico, a praia Brava. Mas tem também a praia Mansa, o outro lado da península que é uma grande baia, onde as praias são mais tranquilas e sem ondas. Quando há vento na Praia Brava, geralmente não há vento na Praia Mansa. Se acontecer de ventar nas duas praias, o que é raro, tem ainda o arroio Maldonado que deságua na Praia Brava, na La Barra. As margens do arroio enchem em dia de vento, ali é super protegido e as vezes até quente demais! As crianças divertem-se caçando caranguejos, que devem ser devolvidos ao arroio após a brincadeira, pois eles vêm diminuindo com o passar os anos ; (
Praias seguras:
Caminhando pela praia com meu marido, nos deparamos com as novas casinhas de salva vidas - amei o visual. Nos perguntamos quem são este jovens que, geralmente em dupla, cobrem cerca de 150 metros de praia? Sempre atentos a qualquer possibilidade de perigo, correm para a beira da praia chamando de volta quem se aventura mais para o fundo, a mercê de correntes.
Passeamos pelas praia Mansa e Brava e conversamos com várias duplas que nos contaram um pouco de seu cotidiano. Na sua maioria, amantes da natureza, da vida saudável e dos esportes, como a natação e o surfe.
Confira conosco o que estes “chicos y chicas” nos contaram:

Praia Brava parada 12, San Rafael

Ignacio Aguirre, 38 anos, 15 como salva-vidas, natural de Canelones. Alvaro Casaravilla, 35 anos, trabalha em Punta del Este desde 2007 e natural de Florida, no Uruguai.
O que fazem em um dia de pouco movimento ou chuva: fazem exercícios como nadar e correr. Também gostam de ler bestsellers
No inverno: Ignacio é professor de educação física em uma escola. Alvaro vai para Espanha, onde dá aulas de natação e também é salva-vidas. Faz um master online de Educação Física.
Planos para o futuro: os dois querem seguir trabalhando na praia!

Parada 26, Praia Brava




Sebastian Jimenez, 30 anos, 11 temporadas e Juan Geito, 27 anos, 2 temporadas.
Em dia de pouco movimento: se dedicam a treinamento, natação, surfe, assistir filmes no laptop (quando chove!), jogar xadrez ou cartas e tomar mate!
Dia de folga: juntam-se com outros amigos salva-vidas, pescam e depois fazem um assado de peixe na praia - em local permitido, claro!
Curiosidades: a dupla é adepta do “Slack Line”. Nos contaram que é muito bom para a musculatura intercostal e músculos difíceis de trabalhar com exercícios físicos normais. Ok…anotaram?!?
No inverno: Sebastian vai com a esposa escocesa para America Central surfar e também trabalhar na Espanha. Já Juan, estuda educação física e treina, além de surfe, skate e natação.
Plano para o futuro: seguir na praia

Praia Mansa, parada 39



Alejandro Rodriguez (52), natural de Montevideo, tem 23 anos experiência e sua primeira praia como salva-vidas foi “Los Dedos” em Punta.
O que faz um dia de pouco movimento: toca seu didgeridoo, instrumento australiano que ele próprio fabricou com tubos. Além disso, lê sobre primeiros socorros e noticias na internet pelo seu telefone.
Curiosidades: Alejandro perdeu recentemente 17 quilos para estar em forma, pois a profissão exige que corra e nade! Sua alimentação agora é baseada em saladas e peixes. Sua esposa é peruana. O casal tem dois filhos adolescentes.
No inverno: é salva-vidas na piscina pública.
Planos para o futuro: aposentadoria.

Praia El Emir







Miguel Caravajo (26) de San Carlos formado em Educação Física; e Santiago Pereira, 29 anos, natural de Montevideo, estudante de Educação Física e 8 temporadas em Punta del Este.
Sobre a praia: Esta praia está sempre cheia, muitas crianças, idosos e surfistas. Atendem mais idosos e, principalmente, crianças que se aventuram a surfar, perdem a prancha e não conseguem voltar!
O que faz em um dia de pouco movimento: em um dia de chuva, ou nublado sem praia, eles fazem exercícios de barra, pesos e abdominais; jogam xadrez e tomam mate. Aliás, o mate eles tomam o tempo todo, pois os deixa bem alertas!
Curiosidades: os dois surfam e vêm para o trabalho de bicicleta. No pouco tempo livre que têm frequentam os pubs do Porto de Punta de Este e restaurantes em Maldonado.
No inverno: Santiago vai trabalhar na temporada de verão espanhola.
Interessante que na Espanha, quem cuida da manutenção das praias, não é o Estado, e sim uma empresa terceirizada. Esta, não dá treinamento aos salva-vidas e prefere buscá-los no Uruguai, já que lá eles são treinados pela prefeitura por um ano. E a cada temporada, prestam exames físicos e de primeiros socorros. 
Miguel vai trabalhar como instrutor de educação física e personal trainer.
Planos para o futuro:
Miguel: comprar um veleiro na Espanha e voltar velejando para o Uruguai.
Santiago: terminar seu faculdade e ir passar um tempo na Austrália e Nova Zelândia.

Quem chegou até aqui achou que este era um trabalho só para homens, não é?!? Pois… Engano seu!

Praia Brava, parada 15




Victoria Zuasnabar, 23 anos, 4 temporadas, natural de Montevideo. Victoria Estevez, 7 temporadas, também de Montevideo.
O que fazem em um dia de pouco movimento: leitura e treinamento como corrida e exercícios localizados.
O que fazem no seu tempo livre: Surfe e elas frequentam os bares no Porto ou em Manantiales.
No inverno:  Victoria Z. estuda Educação Física e dá aulas de nado sincronizado. Já Victoria Estevez, quando não vai trabalhar na Espanha, trabalha no hotel Conrad.


Detalhes sempre presentes nas casinhas: acima protetor solar, água e binóculos, abaixo  mate e o walkie-talkie!
Fotos: Wolfgang Felix, insta: @wolfelix





A vida pode ser bem mais simples, nem por isto menos rica... Vista para o mar é sempre um luxo, você não acha?






Sei que este é um post bem diferente, mas amei fazer, conhecer outras pessoas com vidas tão diferente das nossas! Uma vida tão mais natural e sem aparentes grandes preocupações da vida de cidade grande! Além disto, tinha ao meu lado meu marido fotografando e foi um passeio!
Gostaram? No futuro posso fazer um outro post deste estilo?!?!
Quero saber a sua opinião! Comente!

Martha ; ) at at www.frozenmartha.com

Para ver os outros post sobre Punta clique aqui e aqui!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua opinião! Seu comentário é muito importante para nós ; ) Martha & Vanessa

Share!