Ontem, 24 de abril foi um dia que reuniu
designers, estudantes de moda, modelos, artistas, jornalistas, ativistas e
consumidores de moda de vários países para participarem do movimento “Fashion
Revolution”
O objetivo do Fashion Revolution ( http://fashionrevolution.org/ ) é tornar o
consumidor mais consciente de sua responsabilidade ao comprar suas roupas. É
também para lembrá-lo que para aquela peça de roupa chegar até ele passou por
uma cadeia de produção e distribuição que talvez não tenha sido ética
socialmente bem como não suporte o meio-ambiente.
O Fashion Revolution foi criado depois da
tragédia que aconteceu na fábrica de roupas em Rana Plaza em
Bangladesh em 24 de abril de 2013. Muitos funcionários dessa fábrica foram
feridos seriamente e 1133 perderam a vida.
O consumidor hoje está mais consciente dos
problemas que ocorrem com as más condições no trabalho, exploração de
mão–de–obra escrava e infantil, como também o que é prejudicial para o meio ambiente.
Esperamos que as empresas sejam conscientes,
éticas e responsáveis para tomarem atitudes que modifiquem essa situação para
melhor.
Depois do desastre da fábrica de roupas em
Bangladesh alguns progressos aconteceram. Dezenas de marcas varejistas incluindo Top Shop e
Primark assinaram um acordo legal vinculativo assinado por dois sindicatos
globais com mais de 160 marcas de vinte países da Europa, America do Norte,
Ásia e Austrália. Este acordo faz as empresas se comprometerem a fazer
inspeções nas fábricas de onde estão comprando, fazer melhorias onde
necessárias com suporte financeiro.
Parece que está havendo uma consciência e um
movimento na indústria da moda para tudo se tornar mais sustentável e que tudo
seja feito com mais responsabilidade. A empresa sueca H&M, por exemplo,
enxergou esta mudança em seu consumidor e saiu na frente de seus concorrentes
lançando uma coleção neste mês com roupas feitas de materiais sustentáveis. São
duas novas linhas que receberam os nomes de Conscious e Conscious Exclusive.
Essas foram desenvolvidas em parceria com a instituição “think thank” de design
sustentável Ever Manifesto (www.evermanifesto.com) fundada por Elizabeth Von Guttman,
Alexia Niedzielski e Charlotte Casiraghi.
Elisabeth e Alexia foram fotografadas junto com
a modelo Amber Valleta para a campanha da H&M Conscious Exclusive. A
coleção ficou linda e mesmo sendo uma coleção “eco-fashion” os preços também
não são prejudiciais aos nossos bolsos.
![]() |
A Fundadoras da isntituição Ever Manifesto, Alexia Niedzielski e Elizabeth von Guttman |
![]() |
Amber Valletta foi a modelo escolhida para a campanha |
A Coleção
Adoraríamos ouvir sua opinião sobre moda ética
e sustentável.
Beijos,
Vanessa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela sua opinião! Seu comentário é muito importante para nós ; ) Martha & Vanessa