Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 23 de março de 2014

Receita para Domingo: Waffle

Bom dia!

Há alguns anos os domingos pela manhã são mais alegres na minha casa ; ) Para as crianças domingo é sinônimo de waffle!





Minha avó fazia waffles e eu adorava. Quentinho, crocante por fora e macio por dentro. Depois que tive meus filhos comecei a resgatar minhas receitas favoritas da infância para poder fazer para eles. Os waffles da minha avó, estavam entre elas. Separei e testei 3 ou 4 receitas até achar a ideal. E agora vou passar para vocês a melhor!


Ingredientes:

125g de farinha de trigo
14g (mais ou menos 1 colher de sopa) de fermento Royal*
50g de açúcar
75g de manteiga sem sal derretida
175ml de leite
2 ovos, separados
1/2 colher de chá de essência de baunilha

*Para quem mora fora do Brasil aqui vai a dica para deixar qualquer bolo muito melhor! Procure o fermento Royal, aqui em Londres encontro em lojas: espanholas, portuguesas ou brasileiras.

Modo de fazer

Peneirar a farinha, o fermento e o açúcar para deixar a mistura bem solta, assim depois não forma bolinhas. Misturar ou bater as duas gemas com o leite e virar no recipiente da farinha. Com um batedor manual misturar bem e adicionar a manteiga derretida, mexendo sempre (cuidado se a manteiga estiver muito quente pode cozinhar as gemas…). Adicionar também a essência de baunilha!

Tem sempre uma mãozinha fofa querendo ajudar!

Bater as duas claras em neve até ficar com uma consistência que se você virar o recipiente de cabeça para baixo as claras não irão escorrer.

Adicionar as claras em neve na massa e misturar devagar para não perder as a consistência de espuma das claras (isto fará com que o waffle fique fofinho por dentro e chocante por fora, evitando que ele fique “borrachudo”).

Coloque 3 ou 4 colheres de sopa (atenção vai depender do tamanho e formato da sua chapa!) da mistura na máquina de waffle já quente! O tempo para ficar pronto dependerá de sua máquina e de como gostar mais: douradinho ou mais torradinho!

Dicas úteis:

1. Separo e peso todos os ingredientes na noite anterior, deixo o a farinha, o fermento e o açúcar juntos em um  recipiente fechado. A quantidade certa de manteiga separada na geladeira. Assim fica mais fácil e rápido quando as crianças acordam morrendo de fome. Eu geralmente acordo uma nulidade e super lenta, preciso estar preparada senão acabo esquecendo algum ingrediente...rsrsrsr... Olha que já aconteceu e tinha visitas!!! Foi um fiasco!

2. Gosto de colocar apenas açúcar de confeiteiro em cima e lascas finíssimas de morango. Mas também fica delicioso com geléias, já meus filhos preferem com mel ou rodelinhas finas de banana com canela.

3. Se sobrar, o que é difícil, guardo para servir com sorvete depois do almoço!


Geléia caseira de ruibardo, limão siciliano e baunilha!                            
                                                                                                                                              Fotos: Martha Chagas Felix

Bom apetite e bom domingo! 
Depois me conta como ficou ; )


Bjs, Martha


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua opinião! Seu comentário é muito importante para nós ; ) Martha & Vanessa

Share!