Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Apple Crumble, Receita Crocante da Torta de Maçã Inglesa

Aqui na Inglaterra Domingo é dia de Sunday Roast , almoço ou janta que consiste em carne assada, batatas, legumes, Yorkshire Puding e gravy ( molho feito da carne ). Quanto à sobremesa, uma das mais servidas é a Apple Crumble.

Esta sobremesa é super fácil de fazer e, pelo que me lembro, foi uma das primeiras que aprendi assim que cheguei na Inglaterra. Uma amiga, que costumava me convidar para almoçar na casa dela, sempre fazia e um dia resolveu me ensinar.

Existem muitas variações do clássico Apple Crumble e não é de admirar que seja uma das sobremesas favoritas entre os britânicos, ela é quente, doce com um azedinho da maçã, crocante e deliciosa. A receita original leva açúcar refinado, farinha de trigo e manteiga.  A variação que faço é com farinha integral, açúcar mascavo, coco desidratado, aveia e sementes, para ficar mais nutritiva.

Vamos lá, mãos à obra.



Ingredientes:

Para o CRUMBLE (crumble são farelos e migalhas que cobrem as maçãs)

·         100 gramas de farinha de trigo integral

·         100 gramas de açúcar demerara ou mascavo

·         100 gramas de manteiga sem sal cortada em cubos (temperatura ambiente)

·         75 gramas de aveia em flocos

·         75 gramas de coco desidratado

·         25 gramas de semente de girassol

·         15 gramas de semente de abobora (sem a casca)

Para o RECHEIO:

·         1 kilo de maçãs verdes descascadas sem o miolo e cortadas  em fatias (+ ou – 1 cm)

·         75 gramas de açúcar mascavo ou demerara

·         1 colher rasa de sopa de canela

·         Um pouco de manteiga para untar a travessa

Modo de Preparo:

·         Pré-aqueça o forno a 180 ºC

·         Coloque as maçãs fatiadas em uma tigela e misture com o açúcar e a canela com cuidado para não quebrar as maçãs

·         Unte com a manteiga uma forma que possa ser levada ao forno e arranje as maçãs. Tento colocá-las sobrepostas em fileiras, mas não importa desde que elas estejam bem distribuídas na base da fôrma

·         Em uma tigela, coloque a farinha de trigo, o açúcar, a manteiga cortada em cubos, a aveia e o coco desidratado. Misture tudo com as pontas dos dedos e não se preocupe em atingir uma massa uniforme, o objetivo é que fique como migalhas e farelos mesmo.

·         Por ultimo acrescente as sementes de girassol e abobora

·         Polvilhe a mistura (CRUMBLE) por cima das maçãs e leve ao forno por 50 minutos cuidando para que o crumble não queime. Se precisar cubra com papel alumínio nos últimos 15 minutos para não queimar o crumble e terminar de cozinhar as maçãs.

Sirva quente com sorvete de creme. Sirvo o meu com iogurte de coco (para reduzir o peso na consciência) e fica muito bom.

Espero que vocês gostem!

Beijos,

Vanessa




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua opinião! Seu comentário é muito importante para nós ; ) Martha & Vanessa

Share!