Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Salada maravilhosa para quem quer fechar a boca depois das festas de Final de Ano!

Quem me viu no mercado de Natal (Weihnachtsmarkt) na Alemanha sabe que andei comendo de tudo! Cheguei em Londres e logo entrei numa dietinha básica pois a roupa aperta… Mas não gosto de passar fome e faço questão de comer algo que seja apenas…muito bom!. Então estou me especializando em saladas! Mesmo no frio daqui uma boa salada acompanhada de carne, peixe ou frango grelhados resolve. No verão do Brasil…melhor ainda!




Não deixo de lado sementes ou frutos secos para dar um toque especial. Molho só o necessário para dar uma molhadinha, uma liga na salada; nada de mais só um pouco! Me inspirei em uma salada de bulbo de erva doce, alface e laranja que minha cunhada fez durante as festas. Dei uma incrementada com outros ingredientes que combinam entre si e busquei um molho adequado à suavidade do alface, da laranja e voilà: eu e meu marido andamos sonhando com esta salada! A cominação fica realmente uma delícia e acompanha muito bem um peito de frango grelhado ou tofu.



Salada de Alface com laranja e bulbo de erva doce
Ingredientes para duas pessoas

Salada

100g de alface, de preferência a mini alface, caso não encontrar rasgar as folhas em pedaços de mesmo tamanho
1/2 bulbo de erva doce
30g nozes ou pecan (tostadas)
50g vagem holandesa
1 laranja
4 ramos estragão (faz toda a diferença!)
1  maço pequeno de cebolinha

Molho

1/2 colher de sopa de mustarda tipo Dijon
3 colheres de sopa de azeite de oliva
1/2 colher de sopa mel (líquido)
1 pitada de sal sal
1 colher de chá de vinagre de vinho branco

Misturar os ingredientes do molho até ficar uma consistência cremosa e cor uniforme.

Montagem:

As vagens holandesas deverão ser cozidas, de preferência no vapor, pois fica mais gostosa e preserva mais as vitaminas. Eu deixo de 10-12 minutos para elas continuarem bem verdinhas e crocantes.

Lavar a alface e o estragão e secar as folhas em secadora de salada( tem que fazer sim…nada pior que uma salada molhada!). Lavar a cebolinha e picar bem pequenininha.  O bulbo de erva doce deve ser cortado(tirar o talo, este não se usa e a parte central de baixo que é muito dura) e fatiar em tiras muito fitinhas tipo papel. Descascar a laranja e deixar apenas a carne, sem a pelezinha branca; cortar em filés e tirar a semente e a parte central, reservar o suco que restar na tábua onde voce cortou a laranja. 

Colocar em um recipiente de salada as folhas de alface, o estragão (tirar o talo, só incluir as folhas), a cebolinha cortadinha miudinha, a vagem holandesa, a laranja cortada (e o suco que ficar na tábua de cortar!)
Regar com o molho e misturar, distribuir as nozes tostadas em cima.

Obs: deixe para colocar o molho na salada minutos antes de servir para evitar que a salada fique encharcada.

Bon Appétit!

Martha ; )


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua opinião! Seu comentário é muito importante para nós ; ) Martha & Vanessa

Share!