Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Dicas de como sobreviver as comemorações do final do ano!

Todos os anos quando chega dezembro é essa correria, preparação para as festas de Natal. Compras, cartões de Natal, apresentação dos filhos na escola, jantares com o pessoal do escritório, almoço com as mães da escola das crianças, reuniões em família, amigo secreto, viagens e os jantares e festas com os amigos. Enfim, é uma loucura, a gente acaba bebendo demais, comendo demais e dormindo de menos. Quais as precauções que devemos tomar para nos proteger, manter a saúde, o peso e ainda ter energia para as atividades e compromissos do dia seguinte?
 
Li uma reportagem recentemente que dá algumas dicas, com relação ao excesso de bebida, e achei importante passar para vocês leitoras. Algumas já são conhecidas, mas é sempre bom relembrar nesta época de tantas comemorações.
 
 
Pode parecer chato, mas moderação é a palavra chave se você quer se prevenir.
 
- Antes de sair de casa para uma festa, jantar ou evento, planeje precisamente quanto vai beber.
 
- Decida qual é o tipo de bebida alcóolica: vinho, champanhe, cerveja e etc. Opte por uma e não misture as bebidas.
 
- Planeje o horário que você vai embora. Se for beber não dirija, deixe um táxi marcado para a hora determinada.
 
- Faça um lanche rico em proteínas e gordura saudável antes de sair de casa. Coma amêndoas, azeitonas, hommus, fatias de peito de peru com pão integral. Às vezes até tomo uma colher de sopa de azeite. Beba água enquanto faz o lanche. Desta forma você estabiliza o nível de açúcar no sangue e previne que o álcool seja absorvido rapidamente na corrente sanguínea.
 
- Tome Vitamina C antes de sair de casa ou, se vai sair direto do escritório, leve alguns saches na bolsa. - Não beba antes de chegar na festa ou jantar.
 
- Não chegue ao restaurante ou festa com sede. A primeira coisa que vai querer fazer é pegar o primeiro copo que passar a sua frente e beber rápido. Esta não é a melhor maneira de começar a noite.

- Lembre-se que drinks alcóolicos são muito calóricos, 1 grama de álcool tem 7 calorias.
 
- Coquetéis com muitas misturas normalmente têm mais açúcar.
 
 - Vinho branco tem mais calorias do que o vinho tinto. Um copo de vinho branco contém mais ou menos de 100 a 150 calorias.
 
- Fique longe dos coquetéis que misturam álcool e cafeína (bebidas energéticas tipo Red Bull), estes são os piores, a mistura prejudica o julgamento da pessoa mais do que o álcool sozinho. A cafeína estimula todo o corpo aumentando a pressão sanguínea e o batimento cardíaco, enquanto o álcool é um potente depressor do sistema nervoso central, diminuindo a atividade cerebral e a função cognitiva, portanto álcool e cafeína não combinam!
 
- Aprenda a arte de colocar a mão em cima do copo e educadamente agradecer os generosos reabastecimentos. Espere para reabastecer quando terminar toda a bebida do copo, se não você perde a conta do quanto bebeu.

- Alterne entre um drink alcóolico e um copo de água.
 
- Beba devagar, bebericando e não de goles grandes e, também, não beba com canudo.
 
- Se a festa for tipo coquetel, onde são servidos canapés, vá beliscando durante a noite e escolha as opções mais saudáveis.
 
- Quando voltar para casa coma uma banana, ela contém potássio, um mineral que é perdido quando bebemos álcool. A falta dele contribui para a desidratação.
 
- Tome um chá que ajude a desintoxicar e a proteger e restaurar o seu fígado. Boldo, carqueja ou dente-de-leão são boas opções.
 
- Tome mais vitamina C, ela alivia a ressaca limpando o corpo dos radicais livres produzidos pelo álcool.

- O principal motivo da ressaca é a desidratação, o etanol da bebida aumenta a produção de urina, o que leva a desidratação, causando dores de cabeça, enjoo, cansaço, fadiga e boca seca. Enfim, esses sintomas que todos nos já experimentamos pelo menos uma vez na vida depois de uma noite bastante ‘animada’! O álcool tem efeito diurético, com perda de vitaminas e nutrientes. As mais importantes que devem ser repostas são as vitaminas C e B.
 
  - O álcool inibe o sono (isso é provado clinicamente) e, quanto menos você dormir, mais ressaca terá no outro dia. Então vá para cama e não fique assistindo TV, etc...
 
Bem, espero que essas dicas nos ajudem! (algumas das sugestões foram extraídas da reportagem ‘I will survive’ escrito por Calgary Avansino para a revista Style de 24 de Novembro de 2013)
 
Divirta-se e sinta-se bem

Vanessa XXX

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua opinião! Seu comentário é muito importante para nós ; ) Martha & Vanessa

Share!