Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Mince Pie, receita para o Natal das tradicionais tortinhas inglesas.

Para mim Natal precisa ter peru e farofa (ADORO!), até passo sem o panetone, mas para os ingleses Natal não é Natal sem as famosas mince pies.

Mince Pince é uma tortinha doce tradicionalmente servida durante o mês de dezembro e no dia do  Natal, na Inglaterra. Antigamente era conhecida por Christmas pie, a tradição começou no século 13 e se tornou uma guloseima popular por todo o Reino Unido. Existe uma estimativa de que são consumidas em torno de 370 milhões do petit four todos os anos durante o período do Natal.

Ninguém sabe ao certo porque a torta é relacionada ao Natal, existem explicações diversas, uma delas é que a torta tem um significado religioso, a receita inclui 13 ingredientes que representam Jesus Cristo e seus 12 apóstolos. Hoje em dia, existem algumas variações de receitas, e acho que não são mais atribuídos os valores religiosos. Também aprendi com meus filhos que na noite do dia 24 de dezembro devemos deixar a mince pie para o Papai Noel e cenouras para as renas, para que possam se alimentar quando vierem deixar os presentes. Quando as crianças acordam, no dia 25 de manhã, mesmo com toda a excitação dos presentes, a primeira coisa que fazem é checar se o Papai Noel e as Renas comeram tudo o que foi deixado para eles!

A receita básica combina carne moída, frutas, frutas secas e temperos como: canela, cravo, noz-moscada, essa mistura de carne de animal com frutas e especiarias como canela e nutmeg era bastante popular no período Medieval. Hoje, cada chef de cozinha inglês tem uma variedade de versões, inclusive algumas sem a carne moída. Eu não sou chef e nem inglesa, mas criei o meu recheio baseado na receita original.  





Ingredientes para a massa:
175g de farinha de trigo

100g de manteiga gelada cortada em cubos
1 gema de ovo batida rapidamente com um garfo

Açúcar de confeiteiro para polvilhar as tortinhas quando estiverem prontas

Ingredientes para o recheio:
70g de carne moída

30g de frutas secas (podemos usar: uva-passa, cerejas secas ou se você achar cramberries ou bluberries secos fica ainda melhor)

2 a 3 colheres de chá de açúcar mascavo
1 colher de chá de canela em pó

½ colher de chá de cravo da índia em pó (opcional)
1 colher de chá de gengibre em pó

maçã  ralada

Suco e raspas da casca de uma mixirica ou laranja
25ml de conhaque ou Cointreau

1 colher de chá de extrato de baunilha
30g de amêndoa ou nozes picadas

Para preparar a massa:
Você pode usar formas de empadas, eu prefiro as pequenas, acho que ficam mais bonitas e delicadas!
Coloque a farinha de trigo e os pedaços de manteiga em uma tigela e trabalhe a massa com as pontas dos dedos. Faça a forma de um vulcão e coloque a gema de ovo batida no centro e uma colher de sopa de água fria, misture tudo com uma espátula e se precisar acrescente mais um pouco de água. Trabalhe a massa até que ela fique homogênea, depois embrulhe e leve à geladeira por 15 minutos.
Pré-aqueça o forno a 200 graus.

Retire a massa da geladeira depois de 15 minutos, abra a massa com um rolo em uma superfície com um pouco de farinha, a espessura da massa deve não ser muito grossa, corte círculos um pouco maiores do que a circunferência de suas formas. Coloque-os nas forminhas e ponha aproximadamente uma colher de café, (ai vai depender do tamanho da sua forma) da mistura de carne moída. Corte círculos de massa para cobrir as tortinhas, você pode cortar a massa no formato de estrelas.
Para o recheio de carne moída:

Misture bem todos os ingredientes em uma tigela. Depois é só rechear as tortinhas.
Leve ao forno e deixe por 10 minutos. Diminua para 180 graus e asse por mais 10 minutos. Retire do forno, deixe esfriar, retire das forminhas e polvilhe o açúcar de confeiteiro.


Beijos,
Vanessa





2 comentários:

  1. Parece ser muito boa essa receita. Fiquei curiosa para testar. Parabens pelo blog, acabei de conhecer e estou curtindo bastante. Adrianne

    ResponderExcluir
  2. Que bom Adrianne! Adoramos saber o que as leitoras gostam! Assim continusmos a postar o que os leitores curtem!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua opinião! Seu comentário é muito importante para nós ; ) Martha & Vanessa

Share!