Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 9 de novembro de 2013

Aprenda a fazer SCONES e CLOTTED CREAM, para um Chá da Tarde Tipicamente Inglês.

‘Cream Tea' é o nome que os ingleses deram para esta combinação deliciosa que não pode faltar em nenhum Cháda Tarde Inglês: SCONES + CLOTTED CREAM + GELÉIA +CHÁ preto com ou sem leite.


Sugiro que você comece com o ‘clotted cream’ porque este terá que passar a noite ou ficar por 10 horas no forno, mas não se assuste é bem fácil! O clotted cream é bastante comum na Inglaterra e podemos comprá-lo pronto em qualquer supermercado, ele é mais ou menos uma mistura entre manteiga, creme de leite e nata. Existem algumas maneiras de você fazê-lo em casa, a receita abaixo foi a mais simples que encontrei.
 Receita do Clotted Cream:
 Coloque 1 litro de creme de leite fresco em uma travessa retangular (tipo pirex) de aproximadamente 30X19 cm para que o creme de leite chegue a 2.5 cmde profundidade na forma.
Coloque a travessa com o creme de leite fresco no forno aquecido a 80 graus Celsius e deixe por 10 horas (prefiro deixar no forno enquanto durmo a noite). O creme de leite irá reduzir em uns 50% e criar uma crosta dourado-amarelada. Retire do forno e deixe esfriar em temperatura ambiente, transfira para a geladeira e deixe por mais umas 6 horas antes de consumi-lo. Em um recipiente com tampa o seu clotted cream irá durar por 3 ou 4 dias.

Receita dos SCONES:
- 250 g. de farinha de trigo
- 2 colheres de chá de fermento em pó
- 50 g. de açúcar
- 2 ovos grandes
- 225 ml. de leite
1. Pré – aqueça o forno a 220 graus C, unte 2 assadeiras com manteiga e farinha
2. Coloque a farinha e fermento em uma tigela grande. Coloque a manteiga e amasse com as pontas dos dedos até ficar parecido com migalhas de pão. Misture o açúcar.
3. Bata os 2 ovos e acrescente o leite até chegar a 300 ml (ovos e leite= 300 ml). Reserve 2 colheres de sopa desta mistura para pincelar os scones antes de colocá-los no forno. Adicione à mistura (leite e ovos) na massa seca, gradualmente, e mexa até ficar uma massa mole.
4. Coloque a massa em uma superfície coberta com um pouco de farinha, amasse com as mãos e abra com um rolo até que ela fique com 1 a 2 cm de espessura. Corte círculos com uma forminha circular de aproximadamente 5 cm. Não gire a forminha, aperte e levante sem girar.
5. Coloque os scones nas assadeiras e pincele com a mistura de leite e ovos reservada. Leve ao forno pré-aquecido e deixe de 10 a 15 minutos, até que eles cresçam e dourem. Transfira para um prato ou outro recipiente para que esfriem, cubra com uma toalha de cozinha limpa para manter a umidade.
OBS.: você poderá substituir a farinha branca por farinha integral, só precisará de um pouco mais da mistura de leite e ovos para fazer a massa.
Para servir, você pode cortá-los na horizontal e recheá-los com geléia de morango (ou outro sabor de sua preferência) e o clotted cream fica absolutamente delicioso!
Bem, agora para o seu chá inglês ficar completo, só faltam os sanduíches e convidar as amigas (para dar umas risadas e dividir um pouco das calorias...)
Mas, as receitas dos sanduichinhos (que são SUPER-SIMPLES) serão assunto para um próximo post.
Beijos,
Vanessa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua opinião! Seu comentário é muito importante para nós ; ) Martha & Vanessa

Share!