Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Alemanha, Vale do Reno: Rheinstein, um castelo à visitar (Outside London)

Este final de semana estive em Rüdesheim perto de Frankfurt, no vale do Reno, e visitamos um castelo que há pouco tempo foi restaurado, restruturado e finalmente reaberto ao público. O castelo possui alguns quartos para se hospedar e um novo restaurante com um terraço maravilhoso com vista para o próprio castelo e para o rio Reno. 
O Castelo Rheinstein no penhasco e suas uvas!

O Castelo Rheinstein, à direita, visto do outro lado do Reno e os vinhedos da regiāo
O Castelo tem muitos jardins internos e terraços.

Aqui vocês podem ver a capela e a sua esquerda, mais acima, o terraço do restaurante!
Foi um passeio maravilhoso finalizado com chave de ouro pois a comida do pequeno restaurante era simples, tradicionalmente alemã, mas muito boa e super bem apresentada! Você também pode provar o vinho do próprio castelo, pois as uvas são cultivadas ao redor de seu penhasco. Tem até um pequeno trenzinho com percurso íngreme para carregar as uvas para cima, no castelo! 

O tradicional Apfelshorle (suco de maçā com água gaseificada), sopa de lentilha (ollha que charme, é servida em um pote de geléia gigante!) e torta de maçā com nata (no sul do Brasil chamamos esta torta de cuca de maçā)

O terraço do restaurante e ao fundo os vinhedos do outro lado do rio Reno.

A restruturação foi tão recente que a versão do website em inglês ainda não esta pronta, mas em breve estará e para quem sabe alemão já pode dar uma olhada: http://www.burg-rheinstein.de 

O vale do Reno possui mais de 40 castelos, metade deles próximos às margens do rio, ou seja, se estiverem fazendo um passeio de barco na região poderão contar em torno de 20 castelos. Estes castelos foram construídos por “autointitulados” barões que exigiam pedágio dos barcos que passassem por seus territórios, portanto muitos foram destruídos em batalhas! Imagine se você estivesse levando mercadorias e aproximadamente a cada 10km tivesse que parar e pagar pedágio! 

Mas Rheinstein foi feito justamente para estabelecer ordem na região, e por isto não foi destruído ou queimado! Erguido nas rochas de um penhasco no século 13 e abandonado no século 17. Foi habitado novamente só no século 19 quando o Príncipe Friedrich Wilhelm da Prússia o reformou nos moldes românticos da época. Vejam só as fotos dos ambientes!

Os quartos da época do Príncipe Friedrich Wilhelm da Prússia

Cozinha e lavanderia

Além de apreciar os castelos é lindo ver os vinhedos da região! O vinho, predominantemente branco, é servido em visitas aos vinhedos e seus restaurantes, ou seja, você pode apreciar o vinho no próprio local onde suas uvas foram cultivadas e o vinho preparado!

A biblioteca e uma das torres e o visual entre os "dentes" da torre acima da biblioteca!
Visual do Reno de um dos pátios do castelo, vinhedos nas montanhas ao fundo.
Até mais e não deixem de visitar o Castelo Rheinstein quando estiverem por lá!

Martha ; )


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua opinião! Seu comentário é muito importante para nós ; ) Martha & Vanessa

Share!